Cuidados básicos com terrários

De fato terrários viraram uma moda nas grandes cidades e não é sem razão. Com a redução do tamanho das moradias, falta espaço para jardineiras e grande quantidade de vasos. Fora o trabalho e bagunça natural de manutenção de grandes jardins.
Os terrários viraram moda em Nova Yorque porque vieram preencher a necessidade de alguns de ter um verde "vivo" dentro de casa, que seja decorativo e refrescante de se olhar e ao mesmo tempo com baixa necessidade de manutenção. Na origem os terrários eram uma espécie de aquário para repteis de estimação mas acabaram cativando outro publico interessado apenas na sua capacidade de recriar micro ambientes de floresta, desertos e outras paisagens distantes da nossa paisagem urbana com suas micro plantas e uma infinidade de elementos decorativos e temáticos. Suspeito também que de modo geral as plantas tem mais amigos e simpatizantes do que os sapos e cobras dentro dos apartamentos...

Tenho feitos vários ultimamente e se você ganhar ou fizer um, eis os cuidados básicos que eu sugiro:
  1. Informe-se sobre que tipo de planta tem ali para saber se precisam de mais água ou menos, luz direta ou indireta. 
  2. Na dúvida  sugiro colocar em local ensolarado mas sem luz direta do sol, pelo menos na maior parte do dia.
  3. A maioria dos terrários é montada em vidros, e com o peso da terra, pedras e plantas, ficam bem pesados. Tudo isto pode fragilizar o vaso portanto deve-se manipular com jeito, não pegar pela borda e sempre pela base. Limpar o vidro por dentro e por fora com produtos próprios mas com pouco cheiro residual é uma boa pedida também.
  4. Os terrários mais populares são feitos com plantas chamadas de suculentas. A pouca rega necessária às suculentas é seu grande apelo de consumo: no verão em média 1 vez por semana e no inverno a cada 15 dias. A quantidade de água vai depender do tamanho da planta e sua espécie. Como referencia, uma planta adulta deve receber umas 2 a 3 colheres de sopa de água de cada vez. Importante é observar se a planta esta perdendo muita folha (pode ser excesso de água) o com as mesmas ficando enrugadas (pouca água) e ir graduando a quantidade de acordo com seu ambiente. Situações extremas como verão de 40º no Rio também devem ser levados em consideração mas cuidado com o entusiasmo: tenho visto mais mais suculentas morrendo por afogamento do que por desidratação.
  5. Também sobre rega, a maioria das plantas de terrário não gosta que molhem suas folhas ou caules. Procure achar algum recipiente com bico, um conta gotas, embalagem de ketchup usado ou um spray no modo jato, onde voce possa mirar só a terra e evitar também acertar as folhas, o caule e algum elemento seco decorativo que componha seu terrário como musgo, sementes, pedaços de madeira, etc.
  6. Evite muda-las de lugar frequentemente. Em geral estas senhoritas são refratárias a mudanças bruscas... Se o fizer, tenha a paciência de ir aos poucos, sabe como é: a corte, o namoro, etc...
  7. Uso um fertilizante bem fraco, de preferencia metade do recomendado na caixa, 1 vez por mês. Existe um fertilizante para cactus (que por acaso também é um tipo de suculenta) que também serve mas é mais difícil de achar.
Estes terrários abaixo foram feito para dar de presente ano passado assim como para enfeitar minha casa. Desculpem a pobre qualidade das fotos mas tenho que aprender uma coisa de cada vez. A primeira está em processo ainda, que é fazer estes arranjos, aprender a fotografar decentemente esta na fila ainda ...

Terrário com suculentas e pedras coloridas. Baixa manutenção.


Ao lado, no vidro grande tem um terrário com água, ou aquário! Zero manutenção. A taça de champanhe ao lado é bem decorativa e só tem uma plantinha suculenta que dura bastante com uma colher de sopa de água por semana.


Terrário com plantas de jardim, manutenção média pois requer regas 2 vezes por semana no calor. Observar se as plantas de folhas finas como o coleo (a verde grande com miolo branco) e a planta mosaico (a verde pequena com riscos brancos) estão murchando, geralmente significa que querem mais água.
.
Terrário tipico só com suculentas

Terrário com bromélia e plantas de folhas finas. Esta bromélia precisa de água dentro do seu miolo, as outras plantas só água na terra.
Fonte:
http://coisasdapaulabe.blogspot.com.br/2014/01/terrario-com-suculentas.html

Comentários